segunda-feira, 3 de junho de 2013

Educação é bom e todo mundo gosta... só não pratica!

Nossa...
Minha vida está tão bagunçada que estou com dois posts atrasados... desculpas as minhas amigas e a quem nos lê... e também um muito obrigada pela paciência...

Vou falar de Educação, um tema que eu mesma sugeri, queria muito escrever, mas deixei passar... Vamos lá.


Educação, de um modo geral, é não fazer para o outro aquilo que você não gostaria que fosse feito para você. É com essa “máxima” que tento, à duraas penas, educar dois filhos, uma adolescente e um quase pré. Tem dias que me deixam louca. Em outros, são pessoas praticamente melhores. O mais importante, de verdade, é que, quando coloco as atitudes deles na balança, até hoje, ela sempre pendeu para o lado positivo!
É fácil? Não é. Aliás, não é fácil nem para um adulto centrado ser educado o dia inteiro, todos os dias... quem dirá uma criança em formação. Porém, é responsabilidade dos pais impor limites. Limites, para uma personalidade em formação, é a mais pura declaração de amor. Quem ama, educa... dá limites.
É mais fácil chegar em casa à noite, cansada, e deixar que as crianças toquem o terror. Fingir que não vê dá menos trabalho... Difícil é chegar cansada, p da vida com o trânsito e ainda lidar com o terror que pode estar instaurado.
Eu nunca, nunca duvidei de que impor limites, responsabilidades, ensinar o convívio em sociedade, o respeito aos outros, fosse o melhor presente que eu pudesse dar aos meus filhos. E o dou diariamente. Nunca me furtei a uma conversa difícil. Nunca estive cansada demais para dar atenção a uma situação importante. Hoje, graças aos esforços conjuntos, tenho dois filhos muito bem educados, que são benvindos em todos os lugares. Sempre elogiados. De novo, não foi fácil... mas é natural. A gente “passa” para as crianças aquela sensação de segurança, de responsabilidade, de “não cruze essa linha”. Meus filhos, por exemplo, nunca nem sequer TENTARAM se jogar no chão no meio do shopping ou supermercado, fazendo birra por conta de um brinquedo ou doce. NUNCA. Não sei o que é uma criança fazer um adulto passar vergonha com visitas à casa de amigos, parentes. Meus filhos não mexem nos enfeites, não abrem geladeira, nem entram no quarto sem serem convidados. São anjos? Não, não são. Mas são bem educados.

Tem fórmula para educar corretamente a criançada? Não, não creio que exista. Mas, sem dúvida, disposição e disponibilidade são muito importantes. E o exemplo, claro. Esse, não pode faltar jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário