quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pensando com meus botões sobre o dia dos namorados...


Embora o dia dos namorados seja um dia comercial, quando você está apaixonada tudo é desculpa para comemorar e ficar junto.  Eu nunca guardei datas especiais na memória tais como o dia do primeiro beijo, primeiro isso ou aquilo. Então, comemorava o dia dos namorados sempre fazendo um programa a dois. Claro que isso foi  na vida de casada antes dos filhos, depois (quando a Sofia nasceu) foi a três e quando meu segundo filho nasceu meu casamento já havia acabado. ( c'est la vie) ... Mas não foi sempre assim, nas relações de namoro anteriores, esperava com ansiedade um presentinho e também ia comprar o meu querendo agradar o outro.

Hoje não acho que você precise sair, enfrentar fila de cinema, restaurante e outros. Porém é uma oportunidade de um jantar mais íntimo, que seja em casa,  usufruindo de um bom vinho, música ou filme agradável.  Celebrar a relação a dois é sempre bom.

Sobre presentes,   atualmente eu  penso que  para presentear não precisamos ter o dia certo. A meu ver, um presente revela o quanto e como você investe na relação, isso quer dizer, por exemplo, que nem sempre o presente mais caro  significa  que a pessoa está ‘investindo’ na relação porque amor não tem preço, tem apreço. O que revela verdadeiro investimento  é o cuidado que se tem ao escolher algo para o outro, a escuta atenta das necessidades alheias, as atitudes diárias para que o outro esteja bem. Para presentear, surpreender, namorar, não tem um dia certo, todos dias são oportunidades de valorizar a pessoa querida e usufruir de sua companhia.    O cotidiano conta mais do que algo que se perde com o tempo. As lembranças do que é vivido a dois é o que faz toda a diferença. Palavras vazias, presentes impessoais, mesmice clichê não fazem bem para ninguém, tem prazo de validade que vence rapidamente. O que fica marcado em qualquer relação são as atitudes do outro com o seu par, para o bem ou mal.

Então, se tiver um namorado, namorido, marido ou outro relacionamento assim, invista não só nesse dia. Invista em todos os dias, ame e se entregue. Seja inteiro na relação. Queira conquistar o outro a cada dia, cultive a admiração e o amor só terá permanência cativa. Mas se não tiver, tudo bem. Não é impossível ser feliz sozinho (discordo do poeta), o que  é impossível ser feliz mal acompanhada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário