terça-feira, 7 de maio de 2013

Sobre educar...

São quatro da manhã agora, escrevo após uma sessão de três horas de Gilmore Girls, onde eu estava com minha única filha.
Falar sobre educação, onde existem regras e padrões rígidos pra mim é no mínimo estressante.
Educar tem sido como Penicilina Cristalina ( a cada 4hs, piada de enfermeiro! rs), muito complicado depois que ela adolesceu....ela foi o bebê mais delícia de cuidar que eu ja vi ( trabalhei na neo, sei bem oq são bbs chatos!), não chorava, não fazia birra, dormia a noite toda, e nunca, mas nunca mesmo, me fez esquecer quão doce é  a vida de mãe.
Mas ela cresceu, e percebi que minha habilidade real é com lactentes e crianças até 10 anos.
Temos uma relação um tanto quanto peculiar aqui. O que me pergunto a todo momento se é certo, tipo d 4/4hs, rs.
De um tempo pra cá somos só nós duas, e cada dia mais nôs tornamos uma só pessoa. O que me assusta é justamente o fato de estar cada dia mais próximo o dia dela ser só ela....de ser autonôma em suas decisões, e totalmente responsavel por ela mesma. sei que estarei ali na platéia, aplaudindo, chorando, vibrando, mas estarei só ali na assistência. Odeio isso, tenho síndrome de Peter Pan, não quero que ela cresça, não quero! Pronto falei, mas sei que não será saudavel, sei que é impossivel, e sei que ja esta acontecendo.
A observo linda, espirituosa, sarcastica, irônica, risonha, inteligente. Mas não sou cega malcriada, petulante,as vezes incoviniente....ou protetora demais. Sim porque fazemos algumas vezes ao dia, papeis inversos: mãe ja comeu? Mãe troca de roupa ta feia! Mãe qué tetê? Ela... e só ela é capaz de dar apelido no diminutivo, pra um homem todo ÃO que anda pela minha vida, sendo tambem única em dizer: tá com cara de boba olhando pra ele, rs.Amo!
Escovar os dentes antes de dormir, mastigar de boca cheia não pode, respeitar os mais velhos isso é facil...dificil é ver andando na rua sozinha, assumindo compromissos que ela julga pertinente, sendo paquerada, testando limites, dançando lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...isso é dificil.
E educar é honestamente a pergunta que mais me faço ultimamnte, não sei de verdade o que dizer....só sei que aqui se ama, e se eu erro é tentando acertar, e que eu quero que ela leve daqui quando for voar sozinha, é só o meu amor por ela, sei que não basta, então me comprometo a amar sempre e mais.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário